ESCOLA CÔNEGO PEDRO...AQUI SOMOS TODOS IGUAIS!!

"DEIXO RENASCER EM CADA AULA A CRIANÇA QUE BRINCA COMIGO,PARA FAZER BRINCAR TANTAS OUTRAS CRIANÇAS..."RAUL FERREIRA NETO(RECREAÇÃO NA ESCOLA)

sábado, 30 de junho de 2012

ENTREVISTA ON-LINE/CONSTRUTIVISMO


Construtivismo como forma de alfabetização

O conceito construtivista vem crescendo como forma de alfabetização com o passar dos anos. Não é um método de ensino, mas valoriza o estímulo da própria criança no aprendizado.




Com as ideias do pesquisador e biólogo Suíço Jean Piaget, a criança precisa ser instigada junto da curiosidade para aprender, procurando respostas a partir de seus conhecimentos e com a interação com a realidade e com as pessoas a sua volta. Uma aluna do pesquisador chamada Emilia Ferrero, com base em suas pesquisas junto da ideia de Jean, ampliou a teoria e concluiu que a criança pode se alfabetizar sozinha, desde que esteja em um ambiente que a estimule e que a faça ter contatos com letras e textos; Dessa forma surgiu a teoria construtivista.

O construtivismo não é um método de ensino, como muitos ainda acreditam que é, e sim uma teoria com base nas pesquisas ditas anteriormente, propõe que o aluno participe ativamente do seu próprio aprendizado, mediante a experimentação, brincadeiras, o estímulo da dúvida e do raciocínio, entre outros procedimentos que podem ser aplicados dentro da sala de aula. Conforme a Pedagoga graduando em  Pedagogia Educação Especial pela UFSM/EAD  Patrícia Freitas, “O construtivismo não segue um esquema pronto; tudo vai sendo construído pelo professor junto com a turma, com os temas que surgem ou que estão no planejamento. Os jogos, textos  e atividades vão sendo criados ou pesquisados, mas sempre dentro de um contexto, dentro da realidade,do cotidiano do aluno”.

A teoria enfatiza a importância do erro não como algo ruim, mas sim como um caminho para aprendizagem da criança, e também condena a rigidez no ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de materiais didáticos, como a cartilha, “As cartilhas são um assassinato a inteligência, textos fora da realidade, repetição sem significação. Até se aproveita alguma coisa como: figuras, tipo de letras... mas a teoria não segue algo pronto, estagnado” completa Patrícia. A teoria defende que todas as disciplinas devem estar voltadas para a reflexão e a autoavaliação, assim a escola que utiliza desses procedimentos não é considerada rígida.

Em linhas gerais a pedagogia construtivista se distingue por não ter fórmulas, parte sempre da hipótese do aluno, como ele pensa que se escreve então o professor vai criar situações para "provocar" o avanço do aluno, provocar a dúvida. Existem atividades específicas para cada nível de aluno de acordo com o processo de alfabetização, para provocar a reflexão acerca da escrita. “É uma teoria voltada para a alfabetização, mas também se aplica a todos os níveis de alunos, onde se valoriza a ideia do aluno, no qual ele é motivado a procurar respostas, argumentar. Paulo Freire dedicou-se a alfabetização de adultos baseado na proposta construtivista.” Acrescenta Patrícia.

O construtivismo é mais do que uma linha pedagógica, é uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do individuo no decorrer de sua vida, pois conforme Piaget, o ser humano está em constante crescimento, ainda não é um ser perfeito e com base nos estímulos se desenvolve cada vez mais. E essa prática tem bons resultados na aprendizagem das crianças, pois se bem aplicada, forma alunos pensantes, críticos e cada vez mais curioso para descobrir o que acontece no mundo, ainda mais com o aumento da tecnologia.

Atualmente existem muitas escolas que utilizam da teoria, porém, em sua maioria são escolas particulares na qual o valor chega ser muito alto. Nas universidades, no curso de pedagogia é explicada essa teoria, mas deixando claro que não são todas as escolas que atendem dessa prática para ser utilizada como ensino para os alunos, fazendo assim com que pensam mais sobre a aprendizagem das crianças, para serem bons professores no futuro, pois há também quem não defenda essa prática de ensino.
ENTREVISTA ON-LINE CONCEDIDA A ESTUDANTE DE JORNALISMO ÁGATHA ALVES DA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO(UNINOVE) DE SÃO PAULO.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO LER SEU COMENTÁRIO...DEIXE SEU LINK PARA EU PODER RETRIBUIR!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...